sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bandeiras de Natal


            Faça a sua encomenda das Bandeiras de Natal, com a representação do Menino Jesus, para colocar nas suas sacadas.
            Dirija-se ao Cartório.

Presépio, «imagem de marca» das Famílias Cristãs
            Quando perguntamos a alguém ou quando pensamos nos símbolos associados ao Natal e meditamos sobre o seu significado, vêm à ideia, por exemplo, as iluminações, a árvore, os presentes, as iguarias postas na mesa… Mas, embora por vezes ele possa ser relegado para segundo plano, é de vital importância lembrar também o presépio, aquele que representa verdadeiramente aquilo que afinal celebramos no Natal: o nascimento de Jesus.
            Construí-lo em nossas casas, em família, leva-nos (deve levar-nos) a nós, cristãos, a recordar as principais personagens associadas ao nascimento do Salvador. Contemplá-lo, em nossas casas, numa igreja ou pelas ruas, leva-nos (deve levar-nos) a recordar o relato evangélico deste episódio, bem como o seu significado para a humanidade.
            Este sentido pode, e deve, ser incutido nos mais novos desde tenra idade, para que outros símbolos associados ao Natal não ultrapassem o lugar do presépio em cada família cristã. Neste sentido, a sua construção deve ser aproveitada para pequenas conversas em família, explicando, desde logo, aos mais novos o seu significado. Paulatinamente, eles vão interiorizando o simbolismo da representação e os valores a ela associados.
            Reunida à volta do presépio, a família deve ver-se reflectida na Sagrada Família de Nazaré e nos valores a ela associados, procurando imitá-la no seu dia-a-dia e encontrando em José, Maria e Jesus a força necessária para ultrapassar momentos porventura mais difíceis.